URGENTE!!! Comissão da Câmara dos deputados aprova PEC do fim do foro privilegiado!

A comissão especial da Câmara Federal acaba de aprovar a Proposta de Emenda à Constituição que prevê o fim do foro privilegiado para políticos. A PEC 333/17 foi aprovada por unanimidade, em votação simbólica e relâmpago na Comissão da Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira, 11.

Originalmente presentada pelo senador Alvaro Dias (Podemos/PR), o projeto determina que autoridades que possuem atualmente foro privilegiado poderão ser processadas e julgadas em primeira instância, caso cometam crimes comuns. Além disso, poderão ser presas após condenações em segunda instância.

Sugestão de Leitura: www.mises.org.br

Apenas os presidentes dos três poderes, os presidentes da Câmara e do Senado poderão contar com a prerrogativa. No Brasil, cerca de 33,3 mil autoridades ficam sem foro, com a aprovação da proposta, que deve ser votada na Câmara dos Deputados na próxima legislatura.

Em maio deste ano, o STF decidiu, por unanimidade, restringir o foro privilegiado concedido a deputados federais e senadores investigados. Com a decisão, os privilégios dos congressistas na Justiça foram reduzidos.

A votação na Comissão da Câmara representa uma vitória de toda a sociedade, que há anos exige o fim da prerrogativa em manifestações e nas redes sociais. A partir da votação na Câmara, o político passa a ser tratado pela Justiça da mesma forma que um cidadão comum. Poderá ser processado e preso por crimes comuns, sem poder contar mais com a lentidão das instâncias superiores. O foro privilegiado funciona em alguns casos como garantia de impunidade, pois muitos crimes de políticos acabam prescrevendo antes de serem julgados.

Por: Richard Corrêa

Fonte: Imprensa Viva

Publicado por Blog Foco News

Richard Corrêa, jornalista e publicitário natural de Curitiba Capital do Estado do Paraná, residiu, estudou e trabalhou também em Joinville, Santa Catarina. Atualmente reside e trabalha em Rio Branco, Acre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: