
O programa GESAC (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão) alcançou a marca de 1 milhão de estudantes atendidos pelo serviço de internet por banda larga.

O projeto utiliza um link com velocidade média de 10 megabytes por segundo (Mb/s) utilizando a banda do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC).

Nesta quarta-feira (8), o presidente da República, Jair Bolsonaro, participou de uma videoconferência com professores e alunos da escola estadual Calunga I, na zona rural de Cavalcante, em Goiás.
A instituição de ensino, que é de difícil acesso, recebeu a instalação de um ponto de conexão de internet do programa, informa a agência EBC.
Durante a videoconferência, Bolsonaro celebrou:
“Estamos comemorando hoje um milhão de alunos conectados. São aproximadamente três mil escolas, cerca de duas mil no Nordeste e Norte. Essas regiões estão sendo prioritárias.” Presidente Jair Bolsonaro
A expectativa da Telebras, que tem contrato com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para prestação do serviço, é conectar até 10 mil pontos de internet banda larga até o final deste ano.
O ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que também participou da transmissão, acrescentou:
“O que acontece é que nós precisamos conectar o Brasil, temos muitos pontos escuros em termos de internet, informação. É um projeto em parceria com o MEC, para levar internet através do Satélite Geoestacionário de Defesa e Informação, em locais distantes onde não chega a internet.” Ministro de Ciência e Tecnologia Marcos Pontes
Por: Richard Corrêa
Fonte: Agência Brasil