SENADOR MARCIO BITTAR SE REÚNE COM MINISTRA PARA PEDIR APOIO À EXPORTAÇÃO DE CARNE PRODUZIDA NO ACRE

O senador Marcio Bittar com a Ministra da Agricultura Tereza Cristina Corrêa

O senador Marcio Bittar (MDB-AC) se reuniu nesta quarta-feira (14) com a ministra Tereza Cristina Corrêa(Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para tratar sobre a exportação de carnes e miúdos de bovinos e suínos para o Peru.

A iniciativa partiu de frigoríficos acreanos, que solicitaram a interseção de Bittar no sentido de que o governo federal convide uma nova comitiva daquele país para avaliar as condições sanitárias das empresas locais, bem como a qualidade do produto que elas comercializam.

Segundo o senador do MDB do Acre, a ministra se mostrou sensível ao pedido, sobretudo porque o estreitamento das relações comerciais com os peruanos abriria, via estado do Acre, o mercado mundial para a carne produzida no Brasil, através do Pacífico.

Sugestão de Leitura: www.mises.org.br

“Saí do encontro com a ministra Tereza Cristina animado com a perspectiva de que consigamos, afinal de contas, abrir as portas do mercado internacional à produção acreana”, afirmou Marcio Bittar.

O emedebista tem atuado, ainda, para persuadir membros do alto escalão do Ministério das Relações Exteriores a fim de que atentem para as oportunidades que decorreriam da parceria com os empresários peruanos. E nisto também a ministra da Agricultura poderia ajudar, dada a sua influência no órgão, de acordo com Bittar.

Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2017 o Acre registrou uma participação de apenas 0,10% de toda a produção nacional de carne suína.

Antes disso não havia registro sobre a contribuição do estado para o montante geral. Naquele ano foram gerados mais de 1,6 bilhão de dólares em receita, provenientes do comércio internacional. O Peru não consta na lista dos importadores desse produto oriundo do Brasil.

“Precisamos juntar esforços para mudar essa realidade, visto que a abertura do comércio peruano nos levaria ainda mais longe. Não apenas produzimos carne suína e bovina de qualidade, como temos em mente que a expansão do alcance desses produtos no mercado consumidor internacional haveria de gerar mais oportunidades de negócios, emprego e renda para os acreanos”, concluiu Marcio Bittar.

Por: Richard Corrêa

Publicado por Blog Foco News

Richard Corrêa, jornalista e publicitário natural de Curitiba Capital do Estado do Paraná, residiu, estudou e trabalhou também em Joinville, Santa Catarina. Atualmente reside e trabalha em Rio Branco, Acre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: