DEPUTADA FEDERAL MARA ROCHA DÁ ENTREVISTA EXCLUSIVA PARA O BLOG FOCO NEWS

A Deputada Federal Mara Rocha esteve em Acrelândia, para levar recursos para o setor da agricultura, beneficinado vários produtores rurais, e tratar de problemas de documentação das terras produtivas. Vamos a entrevista:

BLOG FOCO NEWS:  A Deputada está em Acrelândia para falar de agricultura, mas antes eu gostaria de fazer uma pergunta sobre o prêmio que a deputada recebeu, o prêmio DEPUTADA AMIGA DA SAÚDE pode explicar pra gente este prêmio?

Deputada Federal Mara Rocha: Bom dia Nesio, Bom dia amigos leitores do BLOG FOCO NEWS Bom dia a todos eu recebi este prêmio deputada amiga da Saúde é porque pelo nosso trabalho que a gente vem fazendo e estou muito feliz em receber esse prêmio pelas várias ações que a gente fez, que foram recursos para pandemia ajudando o governo do estado, juntamente com toda a bancada Federal e essas ajudas foram fundamentais para saúde.

E nesse nosso mandato estamos focando nosso mandato em áreas fundamentais na saúde e faço agora parte também agora de pessoas com deficiência, abraçamos também essa bandeira, começamos  nosso mandato com a bandeira da produção agrícola, do agronegócio mas acabamos abraçando também essa bandeira da Saúde, destinamos muitos  recursos também para o centro de nefrologia R$ 3.400,000 em equipamentos, e um novo centro de nefrologia em Rio Branco e a gente sabe que este atendimento é muito precário em Rio Branco e conversando com as pessoas que enfrentam os problemas de hemodiálise e nós voltamos olhar para essa questão, para os autistas também, enviamos 3 milhões, para um centro multidisciplinar para os autistas, tem muitos autistas no Acre e essa era uma demanda e esse problema é grave as pessoas precisam de um atendimento especial, de um tratamento médico especial,  para o centro para deficientes visuais, nós vamos ter um centro para deficientes visuais de referência, nunca teve e agora nós vamos ter, nós garantimos os recursos! vários recursos para equipar um centro de fisioterapia da fundação, tava com material já ultrapassados, aqui para o município de Acrelândia, destinamos 500 mil para compra de equipamentos, também destinamos recursos para a compra de uma VAN, e uma VAN com acessibilidade, que vai poder levar as pessoas para Rio Branco, a gente vem fazendo muito na área de saúde e a gente fica muito feliz em receber esse reconhecimento.

Deputada Federal Mara Rocha

BLOG FOCO NEWS: Tanto recurso destinado à saúde para essa pandemia, mas o destino que o recurso da pandemia tomou que não foi para o melhoramento da saúde para que as pessoas recebessem de fato esses recursos na saúde?

Deputada Federal Mara Rocha: Primeiramente quero ressaltar todo o trabalho de toda a nossa bancada federal, todos os recursos que vem para o estado do Acre foram através dos nossos parlamentares, oito deputados federais e os três senadores.

A nossa bancada batalhou e o Acre foi um dos estados que mais recebeu recursos proporcionalmente, ESSES RECURSOS DO GOVERNO FEDERAL, a gente fica triste em ver as pessoas morrendo sem UTI, nem medicação tem nos hospitais, a falta de oxigênio, as pessoas estão tendo que comprar essas medicações, a gente fica fazendo esse questionamento também.

Inclusive numa reunião que nós tivemos com o Governador Gladson Cameli, nós cobramos dele e perguntamos, nós queremos saber onde foi investido cada centavo desses recursos que veio aqui para o estado do Acre?

Foram feitos dois hospitais de campanha, mas na realidade o daqui da capital já estava pronto pelo governo anterior, foram feitos alguns ajustes, e o de Cruzeiro do Sul já estava meio que estava iniciado, a gente quer saber onde foi empregado esses recursos?

BLOG FOCO NEWS:  Vai ter uma investigação nisso deputada Mara Rocha

Deputada Federal Mara Rocha: Eu acredito que a bancada já pediu explicações do governador, nós queremos saber, nós estamos acompanhando aí no Brasil afora Governadores sendo presos por que utilizaram o dinheiro de forma inadequada, pagando funcionários, fazendo construções sendo que nós estamos no momento de pandemia e esses recursos tem que ser destinado a pandemia.

Recentemente o governador fez uma reunião com a bancada Federal para que a gente fosse pedir mais recursos ao Governo Federal, todo recurso que veio para estado do Acre foi através da nossa bancada Federal, então coube ao Governador apenas o trabalho de administrar e a gente fica triste porque estamos vendo que esse dinheiro não foi bem administrado.

E como estamos vendo que esse dinheiro não foi bem administrado? Na medida que a gente vai vendo as pessoas morrendo por falta de leitos de UTI, por falta de medicamento, por falta de oxigênio e isso é muito triste, muito frustrante que realmente a gente quer saber do governador, aonde foi aplicada esses recursos.

E agora os governadores ficam jogando a culpa no PRESIDENTE BOLSONARO, na realidade a justiça tirou do Presidente da República, o poder de agir, tomar frente da pandemia, o supremo deu essa condição para os governadores e prefeitos, então não adianta culpar o presidente, o Presidente Bolsonaro fez sua parte mandando o dinheiro e coube aos governadores administrar os recursos. É inadmissível a gente ver pessoas morrendo, por falta de UTI, por falta de oxigênio, por falta de medicamentos.

Deputada Federal Mara Rocha sendo entrevistada pelo jornalista Nesio Carvalho

BLOG FOCO NEWS: O ministério público e outras autoridades, governadores, esses governadores aí que estão mal administrando os recursos, estão pedindo Lockdown, é fácil pedir para ficar em casa quem tem o seu salário garantido todo mês, mas o cidadão, o picolezeiro, o pipoqueiro, o engraxate que trabalham no dia a dia, sabendo que os recursos para a pandemia foram desviados, como a senhora, como Deputada Federal vê essa opressão do “FICA EM CASA” para quem não tem o que comer nada dentro da dispensa ou na geladeira

Deputada Federal Mara Rocha: Olha Nesio, eu sou a favor da ciência, muita gente falando que eu sou anti-vacina, isso não é verdade, quero aproveitar é dizer que,  falam isso só porque eu apoio o Presidente Bolsonaro, e a gente apoia o que é bom, eu entendo que o Presidente Bolsonaro ainda é a melhor opção para o Brasil, eu já discordei do Presidente em algumas votações, mas agora, ele é o melhor para o Brasil, é o melhor que nós temos, tudo que for bom para a população eu vou apoiar o Presidente Bolsonaro e se eu entender que não é bom para a população, eu não o apoiarei.

O vejo que o Presidente Bolsonaro, mantém o foco, como na regularização fundiária, nunca um presidente teve esse olhar nunca, esses últimos presidentes que passaram aí pela presidência da república nunca tiveram esse olhar para a região norte, querendo solucionar esse problema de regularização fundiária. E é fundamental e outras funções também o PRESIDENTE BOLSONARO  tem muito carinho para nossa região e tem muito carinho com Acre então assim, acho que não adianta fechar o comércio, as pessoas precisam sobreviver diferente dos funcionário público, que eles têm garantido o seu salário, mas as pessoas precisam continuar trabalhando porque senão morre da pandemia ou morrem de fome.

Mas também a população precisa ter um bom senso, é um conjunto de ações, o comércio precisa ser aberto sim, mas a população também precisa colaborar e entender essa real situação, o que não pode é proibir as pessoas de trabalhar, eu acho isso um absurdo não pode isso. Eu quero ressaltar que este evento que nós estamos aqui no município de Acrelândia atende rigorosamente as exigências do Ministério da Saúde, o distanciamento, as máscaras, o álcool em gel, esses cuidados todos nós devemos ter.

BLOG FOCO NEWS: A senhora está aqui pra falar sobre agricultura, em dezembro do ano passado uma verba extra orçamentária de 2 milhões de reais destinado para construção do mercado dos colonos e também um galpão para colocar os equipamentos da agricultura, já está empenhado, a senhora veio falar da agricultura na área do café, a senhora está buscando junto com o vice governador Major Rocha colocar em prática aquilo que foi a pauta na campanha de 2018

Deputada Federal Mara Rocha: Na verdade foram 2.500.000 dois milhões e meio, 2 milhões para a construção e 500 mil para compra de máquinas, destinamos também 500.000 para saúde de Acrelândia para que o secretário possa cuidar da saúde da população também esse recurso pra VAN. Mas em relação a pauta da campanha do governo, infelizmente a gente não viu esse trabalho do governo, do atual do Governo do Acre, nós não estamos vendo ação do governo estadual em nenhum dos municípios, nós não temos ramais, nós não temos assistência técnica, nós não temos nada, o produtor rural não tem nada.

Infelizmente essa é a situação atual e essa sempre foi a minha bandeira, meu pai é produtor rural, meu irmão é produtor rural, e essa foi a bandeira da nossa campanha, infelizmente nós não estamos vendo no governo atual, o poder de executar as emendas que já foram destinadas, conseguimos muitos recursos mas infelizmente não estamos vendo o governo executar, tá faltando gestão.

BLOG FOCO NEWS: A Deputada fez um programa que mostrava o lado da produção, aquilo que gera riqueza, o trabalho no campo e agora como Deputada Federal tentando trazer meios para agricultura, há possibilidade de a gente chegar a pelo menos 50% o que é Rondônia

Deputada Federal Mara Rocha: Olha o Nesio, o Acre ficou parado no tempo por muitos anos na administração passada, que focou na florestania e a gente viu que isso não levou a gente a lugar nenhum. Nós precisamos sim acreditar no produtor rural, na agricultura familiar, esse é o meu olhar e é olhar do vice-governador hoje.

Infelizmente essa bandeira também defendida pelo Governador na campanha, até hoje não foi colocada em prática, como por exemplo deixar os produtores rurais trabalharem, o que a gente vê é que os produtores principalmente os pequenos produtores, sendo multados, 140 milhões de reais em multas que o IMAC, nos presenteou, infelizmente um presente de grego.

A gente quer mudar essa realidade, vamos trabalhar com essa emenda de bancada que é o nosso segundo ano de emenda e vamos destinar esse recurso para o fortalecimento da cafeicultura aqui no município.

Vamos focar na cafeicultura aqui em Acrelândia, acreditamos que esse estado só vai pra frente quando nós apoiarmos o pequeno produtor, o médio produtor, por que o grande ele toca sozinho, então nós estamos sim voltados para agricultura familiar, cafeicultura aqui do município de Acrelândia. É nisso que acreditamos eu o nosso vice-governador Rocha. Nós temos um recurso muito bom de 18 milhões focados para compra de máquinas e equipamentos agrícolas e nós vamos focar sim na produção de café é claro que nós vamos contemplar alguns municípios, mas em especial aqui Acrelândia com certeza nós vamos trabalhar para que o município se torne o polo do café.

BLOG FOCO NEWS:   As áreas em litígio, como é que fica esta situação? O INCRA, tem um problema aí que área que está em litígio o recurso de regularização fundiária não pode entrar. Como a senhora está vendo essa desambiguação das áreas de Litígio e das áreas que só falta a titularização, o georreferenciamento

Deputada Federal Mara Rocha: Olha Nesio,  infelizmente se fosse tão fácil de resolver já estaria resolvida, porque onde tem questão jurídica, onde tem litígio é bem mais complicado, e pensando em resolver esses problemas, nós estamos agendando em abril uma reunião com o nosso secretário especial da Presidência da República que é o senhor Nabam Garcia, já com a participação do nosso prefeito, do nosso vice governador, para tratar especialmente dessas áreas que tem litígio, para ver o que que eles podem nos ajudar, a vontade de ver os nossos produtores com a documentação é muito grande, mas agora a gente sabe que isso é um problema muito complexo, que se fosse fácil já estaria resolvida, nós estamos trabalhando para que isso possa ir pra frente e que seja resolvido mais rápido possível, porque não depende só da gente, nós vamos fazer nossa parte, nós vamos correr, vamos na secretaria de regularização fundiária, vamos na superintendência nacional do INCRA na busca de resolver os problemas, o que tiver ao nosso alcance vamos fazer, nós vamos pleitear.

BLOG FOCO NEWS: Muito obrigado Deputada Mara Rocha pela entrevista

Deputada Federal Mara Rocha: Quero agradecer a você Nesio, ao BLOG FOCO NEWS, quero agradecer aos amigos de Acrelândia pela oportunidade e quero aqui deixar uma frase que muitos produtores que vieram aqui na década de 80, que acreditando no nosso estado, que vieram para desenvolver esse setor importantíssimo.

“O Acre é o Nordeste sem seca e o Paraná sem geada.” 

Nós acreditamos no potencial dessa terra, eu creio que cada um, cada produtor deste estado tem este mesmo pensamento.

É pra isso que nós vamos lutar, é pra isso que vamos trabalhar nesse mandato tanto eu como nosso vice governador, que é uma pessoa que tá fazendo um trabalho espetacular, trabalhando para que nós possamos viabilizar a exportação da carne no Acre, que é um sonho dos pecuaristas do Estado! Então assim, nós temos muito orgulho do vice-governador junto com a gente nesse desejo de ver nosso estado indo pra frente através da nossa produção rural.

Por: Nesio Carvalho

Transcrição do texto: Richard Corrêa

Publicado por Blog Foco News

Richard Corrêa, jornalista e publicitário natural de Curitiba Capital do Estado do Paraná, residiu, estudou e trabalhou também em Joinville, Santa Catarina. Atualmente reside e trabalha em Rio Branco, Acre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: