Vice governador Major Rocha concedeu entrevista ao BLOG FOCO NEWS através do jornalista Nésio Carvalho.

O vice-governador Major Rocha esteve em Acrelândia com uma agenda voltada para a agricultura, para o agronegócio e vai falar conosco a respeito.

BLOG FOCO NEWS: Bom dia Major Rocha

Vice governador Major Rocha: Bom dia Nesio, primeiro gostaria de esclarecer e lamentar que algumas pessoas usaram esse evento a pretexto de que seria uma forma de aglomerar pessoas, você está vendo, estamos cumprindo todo o protocolo, com o distanciamento devido, mascara, álcool em gel, o que não podíamos é perder essa oportunidade de trazer os benefícios para o produtor rural, isto tem um tempo, tem um prazo pra fazer isso, e o prazo tá curtinho, tá se encerrando. Mas aqui plantamos uma boa semente, Acrelândia tem uma vocação forte e natural para a produção da agricultura, o café que é uma das potencialidades de Acrelândia, Acrelândia já e o maior produtor de café do Acre. E acreditamos que com esse apoio que a deputada federal Mara Rocha está dando ao município, com a possibilidade de trazer secadores e até mesmo a máquina pra empacotar o café, nós vamos ter um incremento muito maior na produção de café aqui em Acrelândia. Para estimular o produtor rural, que realmente o café transforma a vida do produtor, eu estou muito feliz com isso. Sem contar as outras pautas que nó discutimos, como a questão da regularização fundiária, da energia elétrica que você Nesio colocou muito bem e que é muito importante, são pautas que vão ajudar muito a produção do município de Acrelândia.

BLOG FOCO NEWS: Major Rocha, existe um fator que é: agricultura X assistência técnica como o senhor vê essa ausência da assistência técnica para o agricultor, 65% da produção total de café no Acre é produzida aqui em Acrelândia, mas estão fazendo tudo por conta própria. Como está essa situação?

Vice governador Major Rocha: Esperamos que sim nós estamos no terceiro ano do mandato do governo e no discurso de campanha, nossa bandeira era o agronegócio, produção agrícola e estamos devendo muito, na verdade os grandes produtores começam a plantar soja milho por conta própria mas o estado ainda não chegou ao médio produtor, ao pequeno produtor que continua fazendo com o seu próprio sacrifício, mas acreditamos que é importante assistência técnica e a sua importância para que Acrelândia se torne um grande produtor de café, e se tenha uma potencialidade para ser uma grande produtora de café do Brasil.

Nós acreditamos no potencial do estado no agronegócio, mas o Estado tem que acordar para a produção rural, contratar técnicos, contratar empresas que prestam assistência ao produtor rural, eu acredito que assim nós vamos aumentar e muito a produtividade da agricultura, do nosso agronegócio.

BLOG FOCO NEWS: a situação da segurança no campo, a polícia rural, como está este processo dentro desse cronograma para que o homem do campo possa ter a garantia da produção, mas também, depois ter a garantia do bem adquirido, com o fruto do seu trabalho, sem que bandidos ou quadrilhas vão lá roubá-los?

Vice governador Major Rocha: Na campanha e no começo do governo, a ideia era que eu ficasse à frente da segurança pública, o governador por motivos alheios ao nosso conhecimento ele decidiu que quem deveria tocar a segurança pública no estado era o grupo que administrava junto ao partido dos trabalhadores o PT e hoje a segurança pública está entregue nas mãos daquelas pessoas que governaram no passado. E hoje não me sinto a vontade para falar sobre segurança pública, nós apresentamos projetos de segurança pública e propostas para criação da patrulha rural, para controlar, para que essas patrulhas tivessem de acesso ao controle das marcas dos animais para evitar os roubos de gado, nós temos um problema sério também que é o roubo de camionetes dos proprietários rurais, nós uma série de outros problemas que dizem respeito a segurança no campo e que o estado ainda não deu resposta Mas isso foi uma decisão do governador Gladson Cameli de trazer  de volta toda a equipe do ex secretário Emilson Farias para comandar o sistema de segurança eu respeito porque ele é o governador, mas discordo do que aconteceu. Acho que só vamos avançar na segurança pública se nós tivermos ousadia e trazer a polícia para próximo da gente, infelizmente os policiais foram relegados a segundo plano, ainda não tiveram aquilo que foi prometido, como por exemplo a titulação e outras situações que foram prometidas para os nossos policiais militares e policiais civis e isso tem um peso muito grande no combate a criminalidade.

BLOG FOCO NEWS: Major Rocha uma pergunta para encerrar, sua agenda é de trabalho aqui em Acrelândia junto com a deputada federal Mara Rocha, traz uma visão para gente que vocês estão querendo colocar em prática aquele discurso de 2018 na campanha eleitoral e hoje estão aqui em Acrelândia colocando em prática esse discurso, o melhoramento na questão rural, o senhor acredita que o Acre possa sair da inércia, através do trabalho do campo, do agronegócio?

Vice governador Major Rocha: O governo do estado esqueceu tudo o que prometeu na campanha. Para os grandes produtores realmente o estado de fato não tem atrapalhado, mas não tem estendido as mãos para os pequenos e médios agricultores. O governo infelizmente não acordou para aquilo que prometeu na campanha, mas como eu disse nós estamos aqui para trabalhar para fortalecer a agricultura, a minha bandeira principal é a segurança e precisamos urgente melhorar muito e na agricultura o Acre já provou no passado, que tem vocação para isso para o agronegócio e Acrelândia era um grande produtor e produzia de tudo, os armazéns eram abarrotados de arroz, feijão, milho, tudo e hoje infelizmente hoje nós não vemos isso. mas o produtor rural, se tiver o apoio, se tiver auxílio, ele dá resposta pronta e produz muito.

BLOG FOCO NEWS: Não tem como passar despercebido desse assunto tão sério que é essa pandemia. Como o senhor está vendo este momento em relação a atuação da gestão pública do estado?

Vice governador Major Rocha: Realmente a prioridade número um é combater essa pandemia realmente é um negócio seríssimo. Mas a pergunta que nós temos que fazer é, o estado recebeu 6.8 bilhões de reais de recursos do governo Federal para combater essa pandemia, cadê esse dinheiro, o estado tem dinheiro em caixa!!! Só que não dá para entender como pode pessoas estarem morrendo por falta de leitos de UTI. Então temos que esclarecer a população para cobrar dos gestores públicos, cobrar do governo do estado. Cadê o dinheiro, são 6.8 BILHÕES de reais que o PRESIDENTE BOLSONARO mandou para o estado do Acre. Cadê???

BLOG FOCO NEWS: Em relação a esses recursos financeiro que o Governo Federal destinou ao estado do Acre, tem que existir uma investigação.

Vice governador Major Rocha: Essa investigação tem que ser feita em todo o Brasil, você vê aí que respiradores foram compradas em adegas de vinho, loja de vender vinhos respiradores que foram comprados e quando chegaram não eram respiradores, equipamentos superfaturados, inclusive aqui no Acre você tem a operação assepsia lá em Rio Branco ano passado que envolveu a prefeitura de Rio Branco ano passado e citou autoridades do estado. Quem tá na vida pública tem que ser investigado mesmo, não tem que criar barreiras para investigação, as coisas públicas tem que ser tratadas com transparência, infelizmente em muitas situações nós não temos essa transparência por parte do governo do Estado e da parte de muitos municípios que receberam recursos, e dos 6.8 bilhões que o estado recebeu, os municípios receberam uma parte. Só para exemplificar a bancada Federal através de emendas destinou ao estado quase 130 milhões de reais desses 130 milhões que foram destinados aos municípios, só foram executados 21 milhões, então quer dizer que nós temos aí 109 milhões para serem executados não existe uma possibilidade no meu entendimento de ter alguém morrendo por falta de leitos de UTI, se isso está acontecendo, alguém da gestão pública e da saúde tem que ser responsabilizado por que se omitiu ou negligenciou.

BLOG FOCO NEWS: Muito obrigado Major Rocha pela entrevista.

Vice governador Major Rocha: Eu que agradeço a você Nesio e ao BLOG FOCO NEWS pela oportunidade.

Por: Nesio Carvalho

Transcrição do texto: Richard Corrêa

Publicado por Blog Foco News

Richard Corrêa, jornalista e publicitário natural de Curitiba Capital do Estado do Paraná, residiu, estudou e trabalhou também em Joinville, Santa Catarina. Atualmente reside e trabalha em Rio Branco, Acre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: