SECRETÁRIO NENÊ JUNQUEIRA FALA SOBRE OS DESAFIOS PARA ALAVANCAR A AGRICULTURA FAMILIAR NO ACRE

O novo secretário de Produção e Agronegócio do Acre(SEPA), NENÊ JUNQUEIRA, abriu o seu gabinete para receber o BLOG FOCO NEWS, para nos falar dos desafios e estratégias de sua gestão frente a essa importante pasta para o estado do Acre.

BLOG FOCO NEWS: Secretario, quais são os desafios que o senhor tem nesta primeira semana, pra atender a demanda dos agricultores do estado do Acre?

SECRETÁRIO NENÊ JUNQUEIRA: Nesio, estamos se inteirando dos programas que a secretaria tem, estamos tomando conhecimento da atual situação pra gente analisar de que forma que a secretaria vai atuar, dar continuando em certos programas, quais são as prioridades do momento, o governador determinou para que a gente tenha um olhar diferenciado para o pequeno produtor e para a agricultura familiar, então é nessa linha que a gente vai trabalhar, procurar projetos pra atender esse setor, mas nunca deixar de lado, o médio produtor e do grande produtor, porque todos são muito importantes para o estado.

O secretárioa da SEPA, Nenê Junqueira e o jornalista Nesio Carvalho

BLOG FOCO NEWS: A agricultura funciona como um kit de transmissão, catraca, corrente e a coroa, ou seja, é o pequeno, é o médio e o grande na produção, quando o senhor fala dessa sua visão de atender a todos, como colocar a agricultura familiar num foco em que eles mais precisam hoje, que é a assistência técnica, há uma visão de interiorizar a assistência técnica?

SECRETÁRIO NENÊ JUNQUEIRA: A EMATER que cuida disso, ela ficou um pouco defasada, deixaram um pouco de lado, mas na nossa gestão vamos reestruturar a EMATER, porque é fundamental a parceria da EMATER com a agricultura familiar, é ela que vai dar a assistência técnica, que vai fazer os projetos, é que vai estar interagindo diretamente com a agricultura familiar, então a SEPA que supervisiona estas autarquias, nós vamos estar dando todo o apoio a EMATER, para reestruturá-la, para avançarmos com a agricultura familiar e o pequeno produtor, que são áreas que a EMATER pode nos auxiliar e muito e nós vamos aprimorar e aparelhar a EMATER para dar agilidade nos processos.

BLOG FOCO NEWS: Existe uma previsão de contratação de novos agrônomos e técnicos agrícolas para fazer a cobertura a nível de estado?

SECRETARIO NENÊ JUNQUEIRA: Sim, a EMATER hoje mesmo em uma reunião e me passaram uma demanda de que tem que contratar 49 técnicos e vamos correr atrás dos recursos, tem que comprar camionetes, tem que comprar motos, o sistema já está sendo desenvolvido para a compra de computadores, tablets, quando o técnico for na propriedade tirar o ponto geográfico, o primeiro sinal de internet que ele tiver, esses dados já são transmitidos imediatamente para a base da EMATER, agilizando assim todo o processo, o dinheiro já está em caixa, vai começar a licitar para dar inicio nessa modernização da EMATER. Mas estamos correndo agora atrás do restante dos recursos, porque precisa de 16 milhões neste investimento para aparelhar completamente a EMATER, porque nessa nossa visão, a EMATER é fundamental neste processo estratégico para o desenvolvimento da agricultura do estado do Acre.

O jornalista Nesio Carvalho entrevistando o Secretário Nenê Junqueira

BLOG FOCO NEWS: Como o senhor vê esse desenvolvimento para uma nova fase dentro do governo Gladson, o senhor vai chamar os sindicatos de produtores rurais e os secretários de agricultura dos municípios para traçar uma nova metodologia para alavancar a agricultura no estado?

SECRETARIO NENÊ JUNQUEIRA: Com certeza Nesio, a SEPA na minha gestão sempre estará de portas abertas para todos que quiserem a orientação e parceria com a secretaria, estamos a disposição e abertos a ouvi-los e estudar um jeito de trabalharmos juntos, porque é fundamental a união de forças e conhecimento, com isso, acelera o desenvolvimento das estratégias em prol da agricultura, porque estamos iniciando o terceiro ano do governo Gladson, e temos que acelerar todos os processos, porque o Acre tem pressa nesse setor.

BLOG FOCO NEWS: O secretário é conhecido como Nenê Junqueira, presidente do Sindicarnes, hoje secretário de estado, antes o senhor dependia da mão do estado para fazer a produção de fibras dar certo, de carnes dar certo no estado do Acre, hoje o senhor está do lado do estado, onde o senhor pode melhorar o setor, porque o senhor conhece o lado que dependia, como está o coração do secretário?

SECRETARIO NENÊ JUNQUEIRA: Olha Nesio, a gente vem da família que é da área rural, eu estava a frente do Sindicarnes quase 2 anos, e agora como você falou, estamos desse lado. O frigorifico ele faz parte do agronegócio também, então vamos trabalhar, porque todos são importantes, o pecuarista ele tá de um lado, o frigorifico do outro, eles são importantes, são todos do Agro, então agora com a experiência que a gente tem, acredito que vou poder ajudar mais ainda o setor, porque a gente sabe onde dói o calo, nós temos 22 frigoríficos que é muito importante para o estado do Acre, então assim, acredito que com isso, todos tem a ganhar.

BLOG FOCO NEWS: Secretário, agradecemos por nos conceder essa entrevista, falando para a agricultura familiar, falando para o interior do Acre e também falando aqui para a capital Rio Branco através do BLOG FOCO NEWS. Muito obrigado.

SECRETÁRIO NENÊ JUNQUEIRA: Nesio, eu que agradeço a visita do BLOG FOCO NEWS, foi um prazer em conhecê-lo e quero dizer que a SEPA está a disposição, o que você precisar, pode me contactar, o meu gabinete está a sua disposição, a disposição do produtor, você é um entusiasta e precisamos de pessoas assim, porque ninguém faz nada sozinho e precisamos de gente assim como você. Eu que agradeço a oportunidade.

Por: Nesio Carvalho

Edição, transcrição e revisão de texto: Richard Corrêa

Fotos: Richard Corrêa

Publicado por Blog Foco News

Richard Corrêa, jornalista e publicitário natural de Curitiba Capital do Estado do Paraná, residiu, estudou e trabalhou também em Joinville, Santa Catarina. Atualmente reside e trabalha em Rio Branco, Acre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: