Franklin Lima, DE SINDICALISTA A GESTOR DA SAÚDE

O BLOG FOCO NEWS entrevistou nesta segunda-feira(12) o secretário da Saúde Franklin Lima, para saber quais os desafios na sua pasta, principalmente por conta da pandemia, e quais são as providências e estratégias que estão sendo feitas. Confira!

BLOG FOCO NEWS: Bom dia Secretário! Que tamanho de desafio o senhor assumiu ao Chegar nesta pasta Da Saúde como secretário?

Secretário da Saúde: Bom dia Nesio! Ser Secretário Municipal de Saúde de Rio Branco, pôr si só já é um grande desafio! Ser Secretário de Saúde em meio há uma pandemia de COVID19, Epidemia de Dengue, Enxurrada de igarapés e Alagação do Rio Acre, é preciso conhecer de gestão e de Saúde Pública, pra saber conduzir a equipe de trabalhadores da Saúde e traçar ações que traduzam em resultados, para amparar as pessoas atingidas por essas catástrofes e que venha diminuir o sofrimento de quem precisa da saúde pública. É isso que tenho procurado fazer desde o primeiro dia a frente da Secretaria Municipal de Saúde!

BLOG FOCO NEWS: Secretário o senhor encontrou quantas Unidades de saúde funcionado com equipes completas?

Secretário da Saúde: A saúde pública municipal, tem vários segmentos e muitos deles com vários problemas de natureza diversas, tipo acordos sem documentos, vícios de não cumprimento de jornadas de trabalho, pagamentos de vantagens indevidas etc…

Essa rede é composta de:

01 Policlínica

11 URAPS

48 Unidades Básicas de Saúde

01 CAPS

01 Centro de Acolhimento

01 EMAD

Com uma deficiência muito grande de profissionais, dentre eles, médicos, Enfermeiros, técnicos e administrativos.

Encontramos 79 equipes de Saúde da Família, 59 completas e 20 com deficiências de profissionais.

BLOG FOCO NEWS: O senhor encontrou estoques de insumos e medicamentos na secretaria de Saúde?

Encontramos um estoque bom de medicamentos e insumos, suficiente para usarmos há tempo de fazer novas licitações!

BLOG FOCO NEWS: O senhor tem Recursos para contratar médicos e outros profissionais em.saude para fazer Saúde de verdade ao povo da capital ?

Temos uma excelente equipe técnica, que trabalha com Planejamento de resultados!

Essa equipe tem recursos do fundo de Saúde, recursos próprios, emendas parlamentares e da conta COVID…. são recursos suficientes pra gente fazer as contratações necessárias pra melhorar o sistema de Saúde Pública de Rio Branco

Vale lembrar que nesse momento Rio Branco, está com quatro Decretos de emergências aprovados pela Defesa Civil Nacional.

Pandemia de Corona Vírus;

Enxurrada de igarapés;

Epidemia de Dengue e

Alagação do Rio Acre.

Lembrando que essas quatro catástrofes naturais, impactam diretamente no sistema de Saúde Pública de Rio Branco e exigi de nós trabalhadores da Saúde, uma atenção redobrada na prestação dos serviços de Saúde.

As Unidades são prédios próprios?

60 prédios próprios

10 imóveis alugados

Secretário o senhor sempre foi um Profissional ligado ao sindicato da Saúde, hoje o senhor é secretário com o lidar com está troca de lado?

É simples!

A vida inteira a frente da política partidária e na luta sindical, eu lutei por direitos, deveres e justiça social!

Agora como Secretário de Saúde eu tenho a  oportunidade de transformar o discurso em prática, e é isso que eu tenho procurado fazer todos os dias,  liderando essa equipe maravilhosa de guerreiros e guerreiras que fazem funcionar o sistema de Saúde Pública de Rio Branco

O senhor sempre cobrou qualidade na saúde para o povo, mais também condições de trabalho e agora vai dar para cumprir Seu sonho?

Quando eu chamo nossa equipe pra fazer planejamento estratégico, sempre traçamos estratégias pensando na dor das pessoas que mais precisam do poder público municipal.

Desde que cheguei na SEMSA, já tomamos várias decisões de gestão pra facilitar a vida das pessoas.

Acabamos com as filas infinitas das madrugadas na frente das unidades de Saúde de Rio Branco.

Hoje temos um sistema de regulação que você vai em uma das nossas Unidades de Saúde e marca sua consulta, já sai com dia e hora marcada.

Antes você chegava com uma receita da Fundação Hospitalar, Maternidade, Pronto Socorro, Hospital da Criança, Unimed, Pronto Clínica te…e não podia pegar o medicamento, pôr que era de Unidades de Saúde do Estado, ou particular.  Pôr determinação nossa, se a pessoa morar em Rio Branco e tiver cadastrado no sistema, pode receber sua medicação.

A mesma coisa acontecia com pedidos de exames… nós fizemos a mesma coisa e hoje o cidadão de Rio Branco, tem garantido a realização dos seus exames independente da onde for o seu pedido…. isso é SUS

Temos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs suficiente pra garantir ambiente sanitário aos nossos trabalhadores da Saúde.

Eu passei 26 anos da minha vida brigando com gestores, pra eles cuidarem da saúde dos trabalhadores e eles nunca ligaram pra esses guerreiros, que também são pais e mães de famílias que dedicam suas vidas a salvarem a vida dos outros. Perdemos muitos guerreiros cuidando dos pacientes e sem cuidar da própria saúde.

Agora como Secretário eu vou provar que é possível fazer saúde pública com qualidade pra população e ao mesmo tempo cuidar da saúde do trabalhador, e já determinei pra nossa equipe tomar a frente dessa ação.

Todos os profissionais da Saúde de Rio Branco já foram vacinados com a vacina de combate ao corona vírus.

Pôr determinação nossa, até o final do mês de junho, todos os profissionais da Saúde têm que estão com a carteira de vacinação em dia, vão receber além da vacina do COVID, febre amarela, tetravalente, tríplice viral, antitetânica etc…

Nossos profissionais também vão passar pôr exames periódicos e consultas médicas.

Isso é cuidar da saúde do trabalhador!

BLOG FOCO NEWS: Secretário sabemos que saúde nunca será o Ideal pois a população aumenta e novas demandas surgem  o senhor tem Hoje a dimensão do desafio nas suas mãos?

O desafio é grande, mas estamos dando um choque de gestão na saúde municipal!

Desde que cheguei, já contratamos;

21 agentes de vigilância;

21 Enfermeiros;

02 Psicólogos;

02 Fisioterapeuta;

02 Assistentes Sociais;

16 Médicos do mais médicos

Estamos com um concurso público simplificado pra contratação de;

Médicos

Agentes de Endemias

Técnicos de enfermagem

Técnicos de laboratório

Estamos comprando computadores;

Equipamentos, medicamentos e insumos suficientes pra fazer a saúde funcionar bem.

Estamos comprando testes Swab Antígeno, pra melhorar o apoio diagnóstico nas unidades de Saúde de Rio Branco, pra facilitar o tratamento do COVID, já na fase inicial e diminuir a possibilidade do paciente agravar, diminuindo também a possibilidade de internação.

Há 10 dias nós tomamos a decisão de tratar síndrome gripal em todas as nossas Unidades Básicas de Saúde, são 48 UBS….

Nos próximos 15 dias, essa decisão vai ter reflexo direto na diminuição do número de internação no INTO, Pronto Socorro e UPA do segundo distrito, pôr COVID19.

Aumentamos a quantidade de exames realizados pôr pacientes diariamente em Rio Branco.

Estamos trabalhando firme pra compôr as 20 equipes de saúde da família que estavam com problemas e logo, logo, vamos está com as 79 equipes completas, trabalhando nos bairros.

Isso vai dá um salto de qualidade na saúde do povo de Rio Branco.

Como o senhor pretende levar saúde ao Homem do campo?

Já consegui pra esse ano, uma emenda parlamentar da Deputada Federal Vanda Milani, no valor de R$ 2 milhões de reais, pra garantir o atendimento itinerante de saúde na zona rural e está programado para 12 mil procedimentos de saúde.

BLOG FOCO NEWS: Quantas Unidades de saúde o senhor tem hoje sob seus cuidados na zona Rural?

Secretário da Saúde: 6 Unidade avançadas, mas ainda é pouco para o que nós queremos para o homem do campo.

Enquanto tiver poucas unidades, não vamos superar as dificuldades, por isso, vamos levar atendimento itinerante!

BLOG FOCO NEWS: Qual é Teu desejo para um futuro próximo 2022? Lógico falamos em saúde um ano de serviço, como o senhor vê 2022?

Meu desejo é que o Ministério da Saúde possa ter Vacinas o suficiente em 2021, pra gente vacinar toda população e criar um ambiente sanitário, para que as pessoas possam voltar a trabalhar e ter uma vida normal

BLOG FOCO NEWS: Muito Obrigado pela entrevista secretário.

Secretário da Saúde: Eu que agradeço ao BLOG FOCO NEWS pela oportunidade.

Por: Nesio Carvalho

Publicado por Blog Foco News

Richard Corrêa, jornalista e publicitário natural de Curitiba Capital do Estado do Paraná, residiu, estudou e trabalhou também em Joinville, Santa Catarina. Atualmente reside e trabalha em Rio Branco, Acre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: