COMO ESTA A SAÚDE EM PLÁCIDO DE CASTRO

O BLOG FOCO NEWS entrevistou nesta terça-feira (13) o Secretário de Saúde de Plácido de Castro, Davi da Silva Souza, para saber quais os desafios na sua pasta e quais são as providências e estratégias que estão sendo feitas. Confira!

BLOG FOCO NEWS: Bom dia Secretário! O secretário tem uma vida separada do poder público, pelo fato de ser empresário também, correto?

Secretário Davi da Silva Souza: Bom dia Nesio! Justamente, tenho uma empresa que é um laboratório popular de Plácido de Castro, onde exerço essa função de empresário também, onde ao longo destes anos vem me dando muita experiência na área da saúde, e hoje consigo enxergar as necessidades e anseios da população.

O jornalista Nesio Carvalho entrevistando o secretário de Saúde de Plácido de Castro Davi da Silva Souza

BLOG FOCO NEWS: Secretário, quando o prefeito lhe chamou para assumir a pasta de saúde, tinha ideia do tamanho do desafio?

Secretário Davi da Silva Souza: Em mente, criei uma expectativa do tamanho do desafio, mas quando cheguei, logo vi a realidade. No meio de uma pandemia, no meio de uma epidemia de dengue e outros desafios como, medicamentos, a questão de contratação de médicos também que é uma realidade do município que a gente enfrenta, eu comecei a perceber a gravidade, a intensidade que seria dirigir uma pasta grande como está da saúde.

BLOG FOCO NEWS: Na verdade o senhor encontrou aqui, o grande desafio que é, ofertar saúde para as pessoas como se fossem da sua família?

Secretário Davi da Silva Souza: Sim e de fato isso é uma vontade que tenho que é atingir toda a população, principalmente os menos favorecidos, então onde percebi que tenho que ter empatia, entender e me colocar no lugar de cada cidadão que procura uma saúde de qualidade.

BLOG FOCO NEWS: A pasta de Saúde, corre muito dinheiro, existe muitos empresários querendo dar descaminho ao dinheiro público, o senhor já foi assediado por esses “empresários”?

Secretário Davi da Silva Souza:  A gente sabe que isso existe, mas até o presente momento, não recebi nenhuma proposta, até porque o financeiro já coloquei lá na prefeitura, justamente para que os fornecedores nem tenham acesso direto comigo. Foi centralizado tudo lá pela secretaria de licitação. Acredito que por esse distanciamento, ainda não tive nenhum tipo de assédio por parte desses empresários.

BLOG FOCO NEWS: Mas o Secretário acompanha de perto cada compra, cada licitação, cada pagamento, pra evitar aquilo que, em outras gestões aconteciam?

Secretário Davi da Silva Souza: Exatamente, eu verifico constantemente, tenho também uma assessoria, onde todos verificam cada processo que passa pela saúde, fazendo avaliação de cada um deles.

BLOG FOCO NEWS: Em relação da pandemia do vírus covid-19, como está o atendimento as pessoas que estão assintomáticas do corona vírus?

Secretário Davi da Silva Souza: A questão dos assintomáticos, nem todos procuram a rede pública de saúde, mas no covid-19 a gente tem protocolo, por exemplo, uma pessoa diagnosticou positivo ao vírus, ela é encaminhada para uma unidade, a partir daí se faz a investigação de quem são as pessoas ligadas a ela e ela tem que cumprir a quarentena que é o protocolo do covid-19.

BLOG FOCO NEWS: Quantos médicos a secretaria de saúde de Plácido de Castro tem disponível para atender a demanda do tratamento do covid-19?

Secretário Davi da Silva Souza: Hoje exclusivamente para o covid-19, tenho uma média do Mais Médico fixa na unidade, temos 1 médico na unidade de referência específica para o cuidado dos pacientes do covid-19.

BLOG FOCO NEWS: E essa unidade especifica de atendimento ao covid-19, ela atende todos os dias da semana, ou seja, ela está aberta ao atendimento 7 dias da semana?

Secretário Davi da Silva Souza: Não, ela só atende de segunda a sexta-feira, não conseguimos vincular nenhum profissional da saúde que atenda no sábado e no domingo, mas em compensação de segunda a sexta-feira, o atendimento na unidade é completo com enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos.

BLOG FOCO NEWS: Diante desta imensa área geográfica de Plácido de Castro, quantas UBS a secretaria tem para atender a população, para não vir todos para dentro de Plácido de Castro, onde tem um médico especifico para atender pacientes do covid-19?

Secretário Davi da Silva Souza: Hoje nós temos 8 UBS, todas funcionando, sanamos agora um problema de falta de médico lá no 14, e nós temos um ponto de atendimento na ENCO, então são 8 unidades e mais o ponto de atendimento na ENCO.

BLOG FOCO NEWS: Secretário, como o senhor recebeu a secretaria de saúde?

Secretário Davi da Silva Souza: A secretaria de saúde eu recebi no escuro, foi quando entendi que tinha recebido o maior desafio, porque todos os contratos com a secretaria tinham encerrado e sabemos que tudo que vamos comprar na gestão pública tem que ser licitado, e aí ficamos naquele prazo de 90 dias pra licitar todas a s coisas, mas conseguimos com muito jogo de cintura, fazer alguns aditivos, conseguimos uma doação, fizemos um emergencial pra comprar pra suprir o necessário e hoje já conseguimos deixar a casa em ordem e todas a s licitações estão sendo concluídas.

BLOG FOCO NEWS: Secretário, muito obrigado pela entrevista.

Secretário Davi da Silva Souza: Eu que agradeço Nesio, agradeço e fico muito feliz pela oportunidade que o BLOG FOCO NEWS está nos dando de poder explanar e falar da nossa realidade e de nossos desafios e desde já estamos aqui de portas abertas pra você Nesio e para o BLOG FOCO NEWS.

Por: Nesio Carvalho

Transcrição, edição e revisão: Richard Corrêa

Publicado por Blog Foco News

Richard Corrêa, jornalista e publicitário natural de Curitiba Capital do Estado do Paraná, residiu, estudou e trabalhou também em Joinville, Santa Catarina. Atualmente reside e trabalha em Rio Branco, Acre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: