PREFEITO BOCALOM FALA DOS DESAFIOS DO SETOR DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA E DE SAÚDE

Nesta segunda feira (05), o prefeito Bocalom deu entrevista exclusiva ao BLOG FOCO NEWS, para falar dos desafios e objetivos que sua gestão terá no comando do executivo da capital do Acre, o município de Rio Branco. Vamos acompanhar a entrevista.

BLOG FOCO NEWS: Prefeito Bocalom, ano 2021, início de governo, muitos desafios, mas o principal desafio é a pandemia. Quais são as estratégias e o planejamento, para transformar Rio Branco, dentro do projeto “PRODUZIR PARA EMPREGAR” num canteiro de obras e entregar um cenário melhor para o cidadão Rio-branquense?

Jornalista Nesio Carvalho entrevistando o Prefeito de Rio Branco Tião Bocalom. Foto: Richard Corrêa

PREFEITO BOCALOM: Olha só Nesio, o que pretendemos fazer e já estamos fazendo há 90 dias, é exatamente otimizar os recursos que a prefeitura tem, procurando onde e como gastar o dinheiro público e em função disso, já economizamos nos dois primeiros meses 66 milhões de reais que estão no caixa.

Parte desse dinheiro, ou seja, 25 milhões de reais já foram destinados para recuperar ramais e todos esses ramais serão recuperados por administração direta, com as máquinas da prefeitura ou máquinas alugadas através da EMURB, que é nossa empresa municipal de urbanismo e com isso o preço vai lá pra baixo.

Destinamos também mais 5 milhões de reais para a mecanização agrícola, totalizando até agora, 30 milhões de reais de recursos próprios da prefeitura, só para o setor produtivo. O que nós vamos fazer nesse primeiro momento? Nós vamos fazer um trabalho muito forte nos primeiros 90 dias para fazer uma raspagem em 100% dos ramais, são 2.200 km de ramais, já está sendo tudo montado, as equipes estão sendo montadas, 8 patrulhas mecanizadas serão montadas para fazer esse primeiro trabalho, terminando esse primeiro trabalho, vamos entrar pra recuperar esse ano, em torno de 500 a 600 km de ramais, pra rodar de inverno a verão, quero deixar bem claro, esses 2.200 km inicial, a gente vai dar apenas uma raspagem, uma limpeza e depois a gente entra até o mês de outubro, novembro a gente consegue concluir em torno de 600 km de ramais, para deixar rodando no inverno todo, coisa que nunca aconteceu.

Juntamente com esse aí, nos ramais onde serão feitos esse trabalho de recuperação pra poder rodar de inverno a verão, também entrará a assistência técnica do município, nós estamos contratando em torno de 20 técnicos agrícolas, mais agrônomos e veterinários, juntando aos que já temos no quadro, com isso esse ano, deveremos plantar de mil a mil e quinhentos hectares de arroz, feijão e milho, é o que falamos o tempo todo, “nós queremos substituir o produto importado” pra deixar o dinheiro aqui, a economia nossa precisa circular aqui dentro da cidade.

BLOG FOCO NEWS: A prefeitura vai trazer empresas de fora para atender esse setor?

O Prefeito Tião Bocalom dando entrevista ao jornalista Nesio Carvalho. Foto: Richard Corrêa

PREFEITO BOCALOM: Sim, já estamos em conversação com duas grandes empresas do Centro-Sul do país, uma delas é a PINDUCA ALIMENTOS, para montar uma grande indústria de féculas de mandioca e outra empresa que estamos conversando também, é com a TREBESCHI, que é a maior empresa da américa latina de industrialização de tomate pra montar aqui em Rio Branco uma central de distribuição para toda a região norte do país.

E estamos conversando com muitos empresários lá do Centro-Sul do país, no sentido de a gente fortalecer aqui a cadeia do leite, a cadeia cerâmica por exemplo, a prefeitura vai fazer uma aquisição, neste primeiro momento, de aproximadamente de 6 milhões de peças de tijolo maciço para calçar rua, onde vai dar para calçar aproximadamente 20 km de rua aqui dentro da capital, tudo com recurso próprio, é bom que se diga que tudo isso é dinheiro próprio da prefeitura.

BLOG FOCO NEWS: Essas indústrias que a prefeitura está conversando, buscando trazer para Rio Branco, existe uma lei que possa dar incentivos para esses empresários, para que eles possam se instalar aqui na capital, tendo em vista, que o nosso imposto sobre a energia e sobre o petróleo aqui é o mais caro da região norte?

PREFEITO BOCALOM: Essa parte de imposto de petróleo e imposto de energia não é da prefeitura, é do governo do estado. O que a prefeitura pode tratar é sobre os impostos sobre serviço, o ISS, sobre a implantação da empresa, parte da terraplanagem, uma parte da área, essa é a contrapartida que a prefeitura oferece a qualquer empresário que queira investir aqui em Rio Branco, assim como a gente fez lá em Acrelândia, e você se lembra bem né Nesio, onde em pouco tempo, conseguimos atrair 11 madeireiras pra se instalar em Acrelândia, depois mais 2 indústrias de vidro temperado e onde foi criado o primeiro distrito industrial do interior do Acre, foi criado lá em Acrelândia.

“Esse projeto nosso de GERAR EMPREGO E RENDA aqui em Rio Branco é muito forte, porque o que o empresário quer é segurança jurídica, e isso quem nos conhece na política acreana, sabe que quando nossa palavra é dada, ela é cumprida.” Afirmou o Prefeito Bocalom.

BLOG FOCO NEWS: A Safra 2021/2022 vai ser a maior Safra Agrícola do município de Rio Branco?

PREFEITO BOCALOM: Com toda certeza Nesio, só pelo fato de que nós temos o projeto como já falei, de fazer a mecanização entre mil e mil e quinhentos hectares produzindo arroz, feijão e milho, vamos fortalecer muito os pequenos produtores que nós temos aqui no entorno dos polos agros florestais que estão totalmente abandonados, nós vamos fazer toda parte de recuperação de infraestrutura, dando também o apoio na assistência técnica e na mecanização agrícola, lembrando que, a prefeitura vai oferecer aos produtores, além dos tratores subsidiados, que vão pagar com a produção, a prefeitura vai oferecer o calcário para pagar com produção, vai oferecer o adubo para pagar com a produção, e o produtor vai ficar com a mão de obra para fazer a limpeza, os tratos culturais e comprar as sementes, é a contra partida do produtor, o restante a prefeitura vai entrar nessa parceria, com o financiamento próprio para que o produtor possa devolver em produção.

BLOG FOCO NEWS: A questão de infraestrutura, secadores e armazéns, como está a estrutura de Rio Branco, a estrutura física para guardar essa produção?

Jornalista Nesio Carvalho, o prefeito Tião Bocalom e o empresário, Sr. Lima. Foto: Richard Corrêa

PREFEITO BOCALOM: Infelizmente Rio Branco não tem mais o armazém da CAGEACRE, o que tinha foi desativado, então qualquer produção maior hoje, tem que ser tirada e levada para Senador Guiomard, mas já autorizei o Secretário de Agricultura a dar inicio e organizar a licitação para que o município construa um armazém da prefeitura, com secador e beneficiadora de arroz principalmente, para que a gente possa atender o pequeno produtor, aquele produtor que produz 1, 2 e 3 hectares que ele não tira o produto dele a granel, como muitos que produzem 20, 30, 40 hectares e colhem a granel, a granel vai para os silos, agora para guardar a mercadoria e ter o beneficiamento e o armazenamento ensacado, infelizmente hoje nós não temos em Rio Branco, mas a prefeitura de Rio Branco vai também construir esta estrutura.

BLOG FOCO NEWS: Essa linha de trabalho que está sendo projetado para atender, com certeza o prefeito já deu uma olhada e vai alcançar o pessoal da transacreana?

Jornalista Nesio Carvalho, o prefeito Tião Bocalom e o empresário, Sr. Lima apresentando um projeto inovador para Rio Branco. Foto: Richard Corrêa

PREFEITO BOCALOM: Do município todo, transacreana e toda região, da 317, 364, em todo local onde tiver produtor rural, a prefeitura vai estar presente, no primeiro momento com uma ação menor, porque é o primeiro ano ainda, mas ao longo dos 4 anos, todos os nossos produtores rurais serão atendidos, pela assistência técnica, serão atendidos com ramais, serão atendidos com escolas centralizadas, com postos de saúde juntos das escolas centralizadas, com transporte escolar, com os alunos sendo transportados em ônibus e não mais em paus de arara, como sempre foram transportadas aqui na zona rural de Rio Branco, esse é o compromisso que a prefeitura fez com a sociedade toda na campanha e vamos cumprir, além disso a questão da saúde aqui em Rio Branco, estava bastante séria, infelizmente faltava muitos médicos, o Programa de Saúde da Família que teria que ter 79 equipes, infelizmente estava funcionando com apenas 50 equipes, mas nós já conseguimos 20 médicos e aumentamos mais 20 equipes, estamos conseguindo mais 10 médicos através do CRM que também vai aumentar, mais 15 médicos que estavam afastados por causa do covid-19, estão voltando agora.

Foi feito um verdadeiro desmonte no Programa de Saúde da Família, o Programa de Saúde da Família foi desmontado nesses últimos anos, mas agora a prefeitura de Rio Branco está remontando todo o projeto e até o final do ano, teremos o Programa de Saúde da Família em 100% do município de Rio Branco, hoje por exemplo com essas 79 equipes, apenas 70% da cidade seria atendida, mas nós queremos até o final do ano atender 100% aqui da área urbana e boa parte da área rural com o Programa de Saúde da Família. 

BLOG FOCO NEWS: O BLOG FOCO NEWS agradece pela sua cordialidade de nos receber em seu gabinete e conceder esta entrevista. Muito obrigado

PREFEITO BOCALOM: Eu que agradeço a você meu amigo Nesio de tantos anos, de tantas guerras, de tantas lutas e de tantos sonhos, sonhos esses que foram realizados lá em Acrelândia e você ajudou a realiza-los e que iremos realizar com certeza aqui em Rio Branco também. Agradeço também ao BLOG FOCO NEWS pela oportunidade.

Por: Nesio Carvalho

Transcrição, edição e revisão de texto: Richard Corrêa

Publicado por Blog Foco News

Richard Corrêa, jornalista e publicitário natural de Curitiba Capital do Estado do Paraná, residiu, estudou e trabalhou também em Joinville, Santa Catarina. Atualmente reside e trabalha em Rio Branco, Acre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: